O que é compliance?

O termo que está em grande repercussão e em pauta em diversos assuntos relevantes nas mais diversas áreas tem sido paulatinamente mencionado pelos profissionais. Mas se trata do que, exatamente?
O compliance não é somente uma prática relacionada à anticorrupção, ou direito penal, mas é mais conhecida por essa atuação específica.
Na verdade, o compliance vem do termo, em inglês “to comply”, que significa, abertamente, estar em conformidade com leis e regulamentos, internos e/ou externos, em relação à pessoa ou empresa que a pratica.
Mas não é somente estar em conformidade aparente com as normas, além disso, o que se deve buscar é a cultura de compliance, baseando-se na ética, e em como determinado comportamento pode contribuir com a sociedade, de um modo geral.
Ou seja, o compliance vem tomando um rumo muito mais abrangente do que se imagina, passando para um estado de compreensão de que, o que o compliance se refere, é o comportamento humano em si, influenciando diretamente a sociedade como um todo.
Enfim, todos nós devemos praticar boas condutas, como o compliance sugere, mas não somente pelo receio das sanções normativas, mas sim pensando em benefício coletivo, onde todos se beneficiam.
IMPORTANTE: O Artigo acima foi escrito e revisado. Ele tem função apenas informativa, e deve servir apenas como base de conhecimento. Sempre consulte um advogado para analisar seu caso concreto.